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Gestão

12 de Novembro de 2024

Impacto da gestão da qualidade na sociedade contemporânea



A gestão da qualidade é assunto principal em diversos setores do mercado. Mesmo que sua popularidade seja maior na indústria, empresas de todos os ramos têm se beneficiado das boas práticas deste campo da gestão. Prova disso é que a ISO 9001, maior norma para construção e manutenção de sistemas de gestão da qualidade (SGQs), tem sido cada vez mais procurada e adotada por instituições, empresas de serviços e até mesmo pequenos negócios.


É interessante perceber que isso tem gerado mudanças profundas não só nas organizações, mas na sociedade como um todo. Afinal, são as empresas que fornecem para as pessoas tudo que elas precisam, como comida, tecnologia, transporte e outros produtos e serviços.


Assim, a sociedade contemporânea tem sido profundamente impactada pela gestão da qualidade, área que funciona com um impulso para evolução, bem-estar e sustentabilidade do mundo como um todo.


No artigo de hoje, em comemoração à Semana Mundial da Qualidade 2024, vamos falar um pouco sobre como a qualidade impacta o mundo e as pessoas! Para isso, focamos nos três principais benefícios que, diretamente, recaem em nós, habitantes do planeta terra!


Fique conosco e vamos juntos comemorar esta data tão importante e a qualidade como um todo!

 


Entregas melhores e mais voltadas para resolver o problema das pessoas


O principal objetivo da qualidade é garantir que as empresas entreguem produtos e serviços que atendam às expectativas das pessoas. O foco, que antes era produzir o máximo possível, pouco a pouco foi aprimorado para garantir não só agilidade, mas eficácia nas entregas. Isso tudo, é claro, de forma consistente, contínua e com um nível de excelência que atenda ou supere as expectativas dos clientes!


Esse fator, é claro, tem grande impacto positivo, e direto, na vida cotidiana das pessoas. Elas, cada vez mais, têm acesso a produtos e serviços mais seguros, duráveis e que realmente têm foco em resolver seus problemas, dores e dificuldades.


Dessa forma, seja comprando um fogão a gás, um carro, um notebook ou até mesmo sacando dinheiro no caixa eletrônico (serviços bancários), a gestão da qualidade age diariamente para garantir uma experiência mais satisfatória e confiável para a sociedade como um todo!

 


Menos custos, mais qualidade e sustentabilidade para todos


Outro grande foco da qualidade está na busca contínua por eficiência operacional. Assim, a grosso modo, estamos buscando melhorar o desempenho dos processos e reduzir os custos que eles tenham. Isso significa, portanto, produzir mais com menos gastos, custos e recursos. Além disso, buscamos também reduzir desperdícios, retrabalho e refugos, tornando a produção ainda mais enxuta e barata.


Esses fatores, juntos, podem parecer trazer benefícios apenas para as empresas, entretanto a sociedade é a mais beneficiada. Quanto menores os custos de produção, menores serão os preços finais para as pessoas, tornando muitos produtos que antes eram acessíveis a poucos, populares a muito mais gente. Isso, sem dúvidas, melhora muito a qualidade de vida das pessoas.


Além disso, o uso consciente dos recursos e a economia deles também impacta em uma diminuição da pegada ambiental, especialmente em setores industriais que geram grandes volumes de resíduos ou consomem muita energia ou recursos naturais. Isso se traduz em empresas mais sustentáveis e que agridem menos o meio ambiente, beneficiando o planeta como um todo!

 

 

Mais inovação para o mundo e para as pessoas


A qualidade tem como objetivo, como já mencionado anteriormente, melhorar a vida das pessoas atendendo suas necessidades e expectativas, procurando aumentar a satisfação delas em nossos produtos e serviços. E isso só é possível por meio do desenvolvimento de novos aspectos, etapas e até mesmo de novos produtos ou serviços.


Assim, organizações que integram a qualidade como parte de sua estratégia estão constantemente revisando e melhorando seus processos, o que gera muita inovação em tudo que elas fazem. Essa cultura de melhoria contínua ajuda a impulsionar avanços tecnológicos e industriais que beneficiam toda a sociedade com novas soluções!


Podemos dizer que a gestão da qualidade e a inovação andam de mãos dadas. Afinal, quando criamos estruturas sólidas de processos, tornando-os mais controlados e eficientes, permitimos também que nossas empresas liberem recursos para inovar cada vez mais. Isso tudo, aliado a uma maior capacidade de responder às mudanças de mercado, faz com que ganhemos mais confiança de todos os stakeholders e, é claro, aumentamos nosso faturamento!

 

 

Saúde, bem-estar, segurança e educação para todos


Além dos fatores já citados, a  gestão da qualidade tem um impacto significativo no bem-estar da sociedade em diversos outros aspectos cruciais. Em termos de segurança e conformidade, ela garante que produtos e serviços atendam a normas rigorosas, o que resulta em maior proteção para consumidores e cidadãos, evitando riscos e falhas em áreas sensíveis como saúde, construção e alimentação. Isso tudo aliada ao cumprimento de fatores legais ou normativos, o que aumenta a segurança e evita multas para a empresa.


Além disso, a gestão da qualidade tem um papel fundamental na melhoria da governança empresarial, na gestão pública, uma vez que promove processos mais eficientes, transparentes e focados no atendimento das necessidades da população. Isso se reflete, por exemplo, na cultura de qualidade da educação e da saúde, o que eleva o nível destes serviços e práticas fornecidas à população.
De forma geral, a gestão da qualidade proporciona um atendimento mais qualificado e humanizado, ao mesmo tempo em que melhora a formação de profissionais, incentivando uma abordagem contínua de melhoria e, como vimos, trazendo inovação sem fim.

 

 

Gestão da qualidade: melhorando a sociedade contemporânea como um todo!

 

Quando falamos em gestão da qualidade é impossível não pensar em como essa área tem beneficiado a sociedade. Isso é tão verdadeiro que a ONU (Organização das Nações Unidas) determinou um dia especial para comemorar essa data: toda segunda quinta-feira de novembro. Daí temos, então, o Dia Mundial da Qualidade.


Além disso, podemos usar o clássico evento da reconstrução histórica, e extremamente rápida, do Japão. Após a Segunda Guerra Mundial, o país encontrava-se em uma situação muito complexa, com infraestrutura destruída e muitas dificuldades financeiras. Um dos fatores que mais contribuiu na rápida retomada econômica foram os esforços aplicados em gestão da qualidade. Grandes nomes, como Kaoru Ishikawa e Willian Edwards Deming, foram peças centrais desse momento, ganhando muita notoriedade.


Órgãos como a própria ISO (International Organization for Standardization) ou o CQI (Chartered Quality Institute) propagam e desenvolvem diversos padrões, modelos e materiais de conscientização que percorrem o mundo e tornam a cultura da qualidade ainda maior. No Brasil, também contamos com diversas instituições que fazem o mesmo, como a ABQ (Associação Brasileira de Qualidade), a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e até mesmo o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).


Por fim, precisamos compreender que, desde os primeiros movimentos da revolução industrial até hoje, a qualidade tem tido papel chave na organização das empresas e no desenvolvimento da sociedade como um todo. Atualmente, em uma época de crescimento acelerado, desafios constantes e muita concorrência, ela é ainda mais importante. Agora, cabe a você dar continuidade a esse movimento, incentivando a qualidade na sua empresa e no mundo todo!